LA EXPEDICION DE GABOTO EN BRASIL

Prof. Ricardo N. González

En 1526 cuando la expedición de Sebastián Gaboto pasó por tierras de la Corona Portuguesa, en el actual Brasil, tocó las playas pernambucanas de Vila Velha. Allí en ese enclave portugués el sacerdote de la expedición, Francisco García, ofició la Santa Misa en agradecimiento por el cruce ultramarino.
Hoy, gracias al amigo Christopher Sellars oriundo de ese lugar, publico las fotos de aquella iglesia que es una de las más antiguas de Brasil y que fue bautizada con el nombre de NUESTRA SEÑORA DE LA CONCEPCION y junto con otras dos se disputa el título de ser la primera por su antigüedad. Uno de los argumentos para hablar de su historia es el paso de la expedición de Sebastián Gaboto, cosa que la hermana con nuestro solar Gabotero ya que compartimos esa presencia europea en ambos suelos.
A continuación les dejo un artículo en portugués que explica con mayores datos lo que les he relatado.

Geralmente se escuta de tres candidatos pelo titulo da "Igreja Mais Antiga do Brasil"....
A Cosme e Damião de Igarassu, PE.
A Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha da Ilha de Itamaracá, PE.
A São Vicente de São Vicente, SP.
Eis aqui uma breve descrição da fundação dos tres templos :-
Cosme e Damião, Igarassu - A primeira estrutura foi levantada por Afonso Gonsalves apos do dominio dos indios Caetes e provavelmente nos inicios do ano 1536, essa construcção caiu cerca de 1590 e uma segunda estrutura, mais robusto foi levantado em 1596.
São Vicente, SP - A primeira estrutura foi levantada por Martim Afonso de Souza no ano 1532, lamentavelmente foi destruido, junto com toda a pequeña comunidade, por um maremoto em 1542. O povoado foi reestruturado num local mais distante do mar, mas como coisa de azar, tambem foi destruido, esta vez por piratas. A igreja atual foi construido em 1757.
Nossa Senhora da Conceição, Vila Velha, Ilha de Itamaracá, PE - Pesar de não temos dados do ano da sua fundação nem por quem, existe provas contundentes da existencia da igreja edificado e em funcionamento no ano 1526, mesmo ano no que há um registro no Torre do Tombo de uma exportação de açucar de Itamaracá pro Portugal, um forte indicio do que a igreja havia estado em existencia por um bom periodo. (n'aqueles tempos o povo foi mais beato, e em vez de construir campos de futebol, primeiramente construiram igrejas !) O navegante Sebastião Caboto chegou à Vila de Nossa Senhora da Conceição, hoje Vila Velha, em Junho de 1526 e permaneceu na vila durante tres meses. Junto com Caboto chegou o Padre Francisco Garcia, quem declarou, sob juramento, na sua volta a Espanha, que na vila ele "celebrava os divinos oficios na igreja que ali havia, bem próvida de paramentos e todo o necesario para a celebração da Santa Missa". A documentação original das declarações do Padre Garcia esta em "Los Archivos de las Indias" guardados no acervo da Universidade de Sevilla, Espanha.
É fácil apreciar que a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Vila Velha é, pelo menos, dez anos mais antiga que a Cosme e Damião de Igarassu, e nem falar de São Vicente, SP.
Não posso entender porque o Poder Publico de Itamaracá não liga pro fato que temos aquí na esquecida Vila Velha um atrativo de importancia nacional que com a publicidade e promoção adequado podía atrair um turismo sustentavel e de qualidade o ano redondo.......... triste!

















Comentarios

Entradas populares de este blog